Fonte: INFO Online
Como parte das comemorações dos 40 anos da chegada do homem à Lua, a Agência Espacial americana divulgará imagens restauradas do evento.
O material foi armazenado direto da transmissão lunar para uma fita magnética, enquanto a própria NASA apenas gravou uma cópia de 16 mm de uma TV.
Em conferência para a imprensa marcada para quinta feira (16/07), a NASA apresentará uma parte do projeto de restauração dos vídeos da caminhada na Lua, previsto para ser concluído até o fim do ano. A data da coletiva é a mesma do lançamento da missão Apollo 11 que, há quatro décadas, levou ao espaço os astronautas Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz", Michael Collins e Neil Armstrong.
Um ano após Buzz e Armstrong darem seus passos na Lua, o Observatório teria enviado a fita para o Centro Goddard de Vôo Espacial, em Maryland, Estado Unidos. No entanto, em 2006, a NASA admitiu que o paradeiro do material era desconhecido. Somente este ano a fita foi encontrada em um depósito, entre outros arquivos da missão. (P.S.: Um registro importante como este, e a tão famosa NASA deixou atirado em um canto.)
A transmissão tem início às 12h (horário de Brasília) de quinta feira (16/07) e pode ser acompanhada ao vivo pela NASA Television .