A União Europeia decidiu nesta segunda-feira (28/09) que exigirá aos fabricantes de MP3 players que eles recomendem aos usuários ouvir música em volumes baixos para preservar a audição.

A comissária da UE Meglena Kuneva afirmou que especialistas e a indústria juntos criarão novos rígidos padrões para impedir ou limitar a perda de audição dos usuários desse tipo de eletrônicos. "Se você quer ouvir sua música favorita daqui a 20 ou 30 anos, é melhor abaixar logo o volume", alertou Kuneva.

Um órgão científico conselheiro da UE afirma que entre 2,5 milhões a 10 milhões de europeus estão perdendo sua capacidade auditiva porque escutam música em volume muito alto (acima de 89 decibéis) durante mais de uma hora por dia.

A Comissão Europeia alega que os players vendidos hoje em dia chegam a volumes de 80 e 115 decibéis. Dependendo do fone utilizado é possível que alcançar até 124 decibéis. Escutar sons acima de 120 decibéis equivale ao barulho de um avião decolando.

"O uso de players de música em alto volume por um tempo prolongado, de no mínimo cinco anos, pode levar à surdez", ressaltou a comissária da UE, "Precisamos que os usuários, especialmente os jovems, estejam cientes disso."

Os novos padrões devem incluir um volume de 80 decibéis, mas mesmo assim os consumidores poderiam aumentá-lo caso preferissem (o.O).

Se o consumidor pode aumentar mais o volume, pelas leis de Murphy, ele vai aumentar. Quero ver como vai ser essa exigência com os celulares, e como vai ficar o marketing da Nokia, que recomenda ouvir música no 5130 "no talo".

0 comentários:

Postar um comentário