Estudo feito em crianças de segunda, quarta e sexta séries mostra que elas escrevem mais e mais rápido no papel do que no computador.

A pesquisa liderada por Virginia Berninger, professora de psicologia educacional da Universidade de Washington, testou mais de 200 crianças em três tarefas diferentes, realizadas tanto à mão como no teclado: escrever o alfabeto em ordem, escrever frases soltas e redigir uma redação inteira.

Somente para escrever o alfabeto o teclado se mostrou uma opção melhor do que a caneta.

Uma das finalidades do estudo é mostrar a necessidade das escolas em desenvolver métodos mais eficientes para ensinar os alunos a serem escritores “bilíngues”, capazes de transcrever bem tanto à mão quanto em um computador.

Devo dizer que sou uma exceção a regra, pelo menos nessa pesquisa. Lembro que na quarta série eu já digitava muito mais rápido do que escrevendo com uma caneta, minha desculpa sempre foi e sempre será: sou canhoto, a espiral do caderno atrapalha, a gente escreve empurrando a caneta...

O material foi publicado na Learning Disability Quarterly e está disponível online.

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